Projeto Rádio Ambiente 21 na Rio+20

A RIO+20

A cidade do Rio de Janeiro será a sede da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Conhecida como RIO+20, o evento visa “renovar o engajamento dos líderes mundiais com o planeta”, vinte anos após a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (popularmente conhecida como Rio-92 ou Eco-92).

Nos último 20 anos, porém, a falta de ações para superar a injustiça social e ambiental, como por exemplo o descompromisso dos governantes com as erradicação da pobreza e combate a fome, a concentração dos meios de comunicação nas mãos de poucos, a falta de acesso à cultura, frustrado expectativas em todo o mundo. Para muitas pessoas e movimentos envolvidos com as discussões da RIO+20, só é possível alterar essa situação e intervir nas questões ambientais se discutirmos os modelos de produção e consumo da nossa sociedade.

Por esse motivo – e para manifestar a necessidade de mudança de rumo nas decisões políticas, será realizado, em paralelo ao evento oficial da RIO+20, a Cúpula dos Povos. É desse evento que o Projeto Rádio Ambiente 21 irá participar ativamente, junto com outras 35 mil pessoas, de mais de 150 países do mundo. A Cúpula está estruturada em três eixos temáticos: denúncia das causas estruturais das crises, das falsas soluções e das novas formas de reprodução do capital; soluções e novos paradigmas dos povos; e estímulo a organizações e movimentos sociais a articular processos de luta anticapitalista pós-Rio+20.

PROJETO RÁDIO AMBIENTE 21 NA RIO+20

O objetivo da nossa participação na RIO+20 é realizar a cobertura do evento através do rádio e da fotografia. Queremos, com isso, mostrar o ponto de vista de adolescentes e jovens sobre as discussões que lá ocorrerem. Todo material que for produzido ficará disponível aqui, no nosso site.

Além disso, os adolescentes serão responsáveis por produzir e apresentar dois programas de rádio, ao vivo, com duração de 50 minutos cada. Estes programas serão veiculados na Rádio Cúpula dos Povos, uma emissora multilingue (português, inglês, espanhol, catalão, francês, etc), criada especialmente para o evento, e também através de rádios públicas e comunitárias do Brasil e do mundo. Para ouvir a Rádio Cúpula dos Povos acesse www.cupuladospovos.org.br.

Clique aqui para saber quando irão ao ar os programas do Projeto Rádio Ambiente 21 na Rádio Cúpula dos Povos.

1 Comentário

  1. ADRIANA DANTAS
    22/06/2012

    Ouvir rádio é outra sensação…é magia. Parabéns pelo trabalho meninos!

Deixe uma resposta


cinco × 9 =