[Programa de rádio] [Encontro entre unidades] 30/11/2013

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Programa 02 – 30 de novembro de 2013

 

SINOPSE

Equipe CBJM: Mariana Kz / Milena Klinke / Cesar de Lucca / Isis Lima Soares / Tiago Luna / Mariana Manfredi / Jefferson Santana / Grácia Lopes Lima / Donizete Soares

 

II Encontrão Ambiente 21 – Sesc Campinas e Sesc Bom Retiro

Reunidas as turmas dos dois Sescs, a participação conjunta nas oficinas do dia (fotografia, desenho, técnica de som e rádio), pelos comentários de como foi tudo, essa ocasião e o desenrolar do projeto Ambiente 21, ao vivo.

 

Bloco 1: “O que é o Brasil”

Milena e Mariana Kz (mediadoras), Luísa, Renata, Mayara, Marcos, Wilson e Vitor Cesar – Igor e Vitória (técnica)

O que de fato se conhece, se sabe, desse povo que ocupa um país continental como o Brasil, quando se é brasileiro e passa a vida numa única região? Preconceitos, esteriótipos, influências… um tal de “eu acho que”, geralmente alheio, ensinado e adotado como definição dos “tipos brasis”. De experiências reais nas quais a aproximação acontece, da terra e da gente dela, a grande oportunidade de se saber/falar do outro.

 

Bloco 2: “Oficina de fotografia”

Cesar (oficineiro), Mariana Kz e Isis (mediadoras), Bárbara, Tiago, Nanci, Mariana, Matheus, Ted e Gu – Vitor e Igor (técnica)

Noções de uso da câmera, de enquadramento da imagem, de interesse do foco e dois exercícios de fotografia: registrar as oficinas do dia e apresentar o Sesc Campinas! Relatos de toda experiência por quem passou por ela, em dia de chuva, compartilhada neste bloco.

 

Bloco 3: “Oficina de fotografia”

Tiago (oficineiro), Mariana Kz e Isis (mediadoras), Richard, Sofia, Vinicius (Perna), Isabele, Isadora, Gabi e Lucas – Bia e Pâmela (técnica)

Pensar os planos na observação dos ambientes, as razões para cliques, os diferentes ângulos possíveis… pensar o olhar. Comentários sobre as fotos produzidas, resultantes do exercício.

 

Bloco 4: “Oficina de desenho”

Mariana Kz (oficineira), Isis (mediadora), Ana, Maria Clara, Milena, Fabrício, Nicolas, Larissa e João – Davi (técnica)

Lado direito do cérebro, dito como o canto da criatividade, esforçado num exercício de esboço de formas, traços, poses, em tantas possibilidades de desenhos. E boas considerações sobre o processo de construção de um programa de rádio, desenvolvido ao longo do projeto Ambiente 21.

 

Bloco 5: “Oficina de técnica de som”

Mariana Kz e Isis (mediadoras), Vitor, Vitória, Bia, Pâmela, Davi – Mateus e Igor (técnica)

Mexer numa mesa de som, descobrir os nomes todos de equipamentos e cada uma das suas funções, harmonizar volumes e, finalmente, pôr a “rádio no ar!”. Relatos de quem se envolveu nesta experiência e outros sobre os programas produzidos, pra além dos sons.

Deixe uma resposta


8 − sete =