Oficina de Fotografia no II Encontro entre unidades

O 2º encontro do Projeto Rádio Ambiente 21, além de aprofundar o conceito de idéias-lixo, aquelas que contribuem para prejudicar pessoas e lugares, dentre elas, a do consumismo, também colocou os jovens participantes para aprender a realizar cobertura de evento.

Uma das oficinas oferecidas trabalhou o uso da fotografia na cobertura de eventos. O objetivo é fazer com que esses jovens se preparem para contar, do seu próprio jeito, o que sentem e pensam sobre o que ouvem, vêem e percebem. Assim também vão entendendo como podem ampliar as fontes de informação sobre tudo o que acontece nesse mundo. Esse oficina procurar trabalhar isso através da fotografia.

Nos encontros semanais do Projeto a função de fotógrafo tem sido revezada entre os participantes que tem interesse, então eles chegaram para a oficina já com alguma prática em fotografia. O objetivo foi, então, aprofundar o aspecto tecnico da fotografia e pensar em como tirar fotos visando a cobertura de um evento, ou seja, como compor imagens que contem para outras pessoas o que está acontecendo num evento?

Para o aprofundamento tecnico conhecemos os enquadramentos, que fazem parte da gramática de composição da imagem. Para pensar composição e cobertura analisamos algumas fotos já tiradas no registro do trabalho nas unidades, pensando o que elas diziam e o quanto contavam das atividades dos encontros semanais, aspectos bacanas e não tão legais em cada uma delas, pensando o que vale fazer e o que é melhor evitar. Na sequencia, os 18 participantes se dividiram em duplas e saíram pelos espaços do encontrão para registrar o que estava acontecendo ali.

Foi um 1º exercício. Portanto, compreensível que os produtos aqui exibidos tragam marcas de começo, traços de iniciantes. Veja abaixo o resultado desse exercício:

Deixe uma resposta


+ 1 = cinco