SESC Consolação: é hora de pesquisar!

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Hoje, dia 02 de maio, aconteceu no SESC Consolação o sexto encontro do projeto Rádio Ambiente 21. E o primeiro comentário do dia é: o grupo não para de crescer!

O grupo que no primeiro dia tinha 4 pessoas hoje tem 11 e o mais interessante é que o pessoal tem chegado por indicação dos amigos e conhecidos que dizem “vai lá, é legal”.

Sem dúvida, isso mostra que os participantes estão gostando do projeto, que faz sentido para eles estarem no SESC e que, portanto, faz sentido chamarem amigos para estarem juntos.

O dia começou com a retomada do tema definido para o programa dessa semana: Origem e história de onde estamos.

Ficou combinado que todos pesquisariam a história do SESC Consolação, ou melhor, SESC Vila Nova, e da Vila Buarque, bairro onde se localiza o SESC.

Todos pesquisaram e o planejamento do programa, que tinha começado via facebook, se estendeu para a preparação do roteiro. Cada um foi falando o que achou de mais interessante, compartilhando fontes e impressões sobre os materiais vistos.

Comentaram muito e ficaram admirados com o vídeo “Entre rios” pelo tanto de informações novas que ele trouxe.

Depois de concluirem o roteiro foram apresentar o programa. Foram 25 minutos de conversa, entre eles e entre os ouvintes, contando as histórias, as pesquisas e as as recordações do local onde estamos.

Conversando sobre como foi realizar o programa de rádio, eles destacaram como é diferente falar de um assunto que não é do dia a dia deles. Apontaram também que se sentiram mais responsáveis por estarem passando informações importantes para o público.

Com esses comentários perguntei se eles tinham gostado de fazer rádio com um tema fechado para pesquisa e a resposta foi “Sim”. Realizar pesquisa possibilitou conhecerem mais do espaço que tanto frequentam, e falar no rádio exigiu ser “claro o suficiente para poder explicar para mais pessoas” o que descobriram.

Nesse momento, destacamos que o convite à pesquisa, gera programas mais interessantes e reflexões mais profundas e que, dessa maneira, estamos contribuindo com a formação dos ouvintes e, principalmente, deles mesmos como autores dos programas.

Por fim, acrescentei que preparar programa com uma semana de antecedência possibilita que cada um se aprofunde no tema, seja pesquisando na internet, conversando com pessoas, lembrando de histórias, e que isso pode trazer novidades para o programa, como por exemplo, entrevista.

Semana que vem o tema definido é profissão.

Bora ouvir o que esse pessoal tem a dizer sobre isso!


 

Deixe uma resposta


quatro + 1 =