Apresentação

O Projeto Rádio Ambiente constitui-se, desde 2012, como um projeto piloto do Programa Juventudes do SESC São Paulo, dirigido ao público jovem de 13 a 29 anos de idade.

Tem como objetivo contribuir para que os participantes vivenciem processos formativos pautados pelos princípios da co-gestão, ou seja, pela horizontalidade das relações como possibilidade de uma outra convivência social marcada pelo fortalecimento de cada um dos envolvidos nos grupos de que escolhem fazer parte.

Dentre as atividades, adaptadas a cada fase de implementação, incluem-se oficinas semanais de produção coletiva de rádio na perspectiva da educomunicação, coberturas jornalísticas de eventos especiais, encontros de integração entre as unidades envolvidas e realização de eventos inteiramente concebidos, produzidos e apresentados pelos próprios jovens.

Em 2013, o projeto piloto foi oferecido aos jovens das unidades do SESC Bom Retiro e Campinas.

Os programas de rádio, transmitidos ao vivo, puderam receber curtições, recados e comentários dos ouvintes pelo facebook.

O Projeto Rádio Ambiente 21 é uma realização do SESC SP e correalização do Projeto Cala-boca já morreu

Saiba como foi o Rádio Ambiente 21 em 2012 e 2013 nas unidades do Sesc Bom Retiro, Campinas, Consolação, Interlagos, Pompeia e Santo André clicando aqui

6 Comentários

  1. Mauricio
    24/03/2012

    Muito bom, nunca tinha escutado.
    amiga minha me falou dessa web radio, gostei.
    Parabéns!

    • ambie823_banco
      25/03/2012

      Oi Maurício, tudo bom? Que legal saber que você está acompanhando os programas! Quem é sua amiga?

  2. Carmem Lucia Bessa de Castro
    25/07/2012

    Bom dia,

    Sou monitora educacional no Senac Ribeirão Preto no Programa Aprendizagem e envolvida com Educação Ambiental e achei muito interessante esta experiência.

    Desenvolvemos uma Unidade intitulada Responsabilidade Socioambiental que gostaria de trabalhar desta forma.

    Como poderia conhecer mais a fundo esta experiência ?

    Há no SESC de Ribeirão Preto um projeto de desenvolvimento nesta linha?

    • Lucy
      08/08/2012

      Primeiramente gostaríamos de agradecer seu contato. Infelizmente ainda não temos no SESC Ribeirão Preto uma ação similar ao Rádio Ambiente 21, embora tenhamos a intenção de ampliar o projeto, ainda que a longo prazo. No entanto, se vc quer conhecer melhor a proposta, sugerimos que entre em contato com o Grupo Cala-boca já Morreu! que é nosso parceiro e que possui longa experiência no trabalho com crianças e jovens na perspectiva da educomunicação. O Rádio Ambiente 21 tem como principal objetivo articular questões relativas ao meio ambiente e juventude o que realmente parece vir ao encontro da sua proposta de trabalhar na área de responsabilidade socioambiental.
      Grande abraço,

  3. Patricia Sa
    03/08/2012

    Parabenizo pelo projeto sera de grande valia aos jovens, quando se trata de meio ambiente temos sim que nos preocupar e concientizar, Parabens!

  4. hagler mateus
    06/12/2013

    Olá… gostei muito do projeto… eu sou monitor da oficina de rádio no programa +Educação e trabalho com web rádios.. gostei bastante desse projeto de vocês e gostaria de entrar em contato para saber um pouco mais sobre como funciona para avaliar a possibilidade de criar também uma web rádio transmitida em que os alunos de outros turnos e os moradores da região possam participar … pela internet.. se poderem entrar em contato ..

Deixe uma resposta


nove × = 36